Genética do IB promove Workshop Internacional sobre telômeros

Capacitação ocorre de 4 a 6 de dezembro, na sala da Congregação da FMB

Divulgação
Telômeros compõe as extremidades dos cromossomos e impedem desgaste genético

 

O Departamento de Genética do Instituto de Biociências (IB) em parceria com o Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FMB) da Unesp, câmpus Botucatu, promove de 4 a 6 de dezembro, o Workshop Internacional intitulado “Telomeres in healh, aging and disease”, – “Telômeros na saúde, envelhecimento e doença”. O evento está sendo realizado sala da Congregação da FMB nos períodos da manhã e da tarde.  O público-alvo são estudantes de graduação, pós graduação, docentes e profissionais da área da saúde.

Este evento tem a intenção de reunir pesquisadores que atuam na fronteira do conhecimento sobre “Telômeros”, incluindo a manutenção dos genomas de eucariotos, replicação e reparo de DNA, metabolismo energético, câncer, envelhecimento e manutenção e diferenciação de células tronco humanas. De forma que a comunidade possa se atualizar nos mais diferentes temas dentro dessa área do conhecimento. O telômero é uma estrutura que é constituída por repetidas filas de proteínas e DNA, não codificadas, que compõe as extremidades dos cromossomos e impedem o desgaste genético.

Participarão palestrantes de renome, do Brasil e exterior, tais como: Prof. Dr. Rodrigo Tocantins Calado, hematologista da Fac. de Medicina da USP-Ribeirão Preto, especialista em telomeropatias e doenças do envelhecimento; a Dra. Florencia B. Tuana, da Univ. Federal do Rio Grande do Sul, especialista em telômeros e inflamação; o Dr. Claus M. Azzalin, do Instituto de Medicina Molecular (Portugal), descobridor do lncRNA TERRA; a Dra. Maria Teresa Teixeira do CNRS-França, especialista em telômeros de leveduras; Dr. Miguel G. Ferreira do Instituto Gulbekian (Portugal), especialista em telômeros e câncer; e o Dr. Luis Batista da Washington University, especialista em telômeros e células tronco humanas.

O workshop é coordenado pelas professoras Maria Isabel Nogueira Cano, Patrícia Pintor dos Reis e Cristiane de Santis Alves. Ainda conta com patrocínio do programa de Pós-graduação em Genética do IB, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (PROPG) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

(Com assessoria)