É o dia do dono da loja

Uma data para reconhecer o valor de tantos empreendedores que se dedicam a esta nobre atividade econômica, fundamental para a satisfação das nossas mais básicas necessidades.

Redação Diário | Diário Botucatu
Pedro Manhães
Editor DBPRESS

16 de julho é o dia de cumprimentar o dono da loja. Aquele ser humano que abre as portas toda manhã para colocar seus produtos à disposição para a avaliação – e possível compra – por parte de outros seres humanos, aqueles que fazem o papel de consumidor.

Uma das profissões mais antigas da humanidade, essa de comerciante. Surgiu desde que alguém descobriu que podia trocar uma coisa por outra coisa, muito antes de existir aquilo que hoje convencionamos chamar de dinheiro.

Naqueles primórdios ainda não era necessário um CNPJ para fazer negócios. O que valia mesmo é o poder de barganha e o desejo aventureiro de buscar mercadorias que poderiam interessar para quem vivia na tribo, mas não estavam ao seu alcance de todos, precisava existir um intermediário.

Era um tempo em que provavelmente o talento comercial de cada habitante deste planeta definia seu próprio padrão de vida. E as relações comerciais se concretizavam dentro daquilo que as duas partes consideravam e combinavam ser um valor justo e honesto para a satisfação de suas necessidades. Tudo muito simples. Tudo muito claro.

Todo comerciante de hoje é o produto da evolução de milênios nessa nobre vocação, que muitos enxergam como profissão, como missão e como nobre ganha pão. Viver da atividade comercial também é uma arte, onde brotam e se projetam novos talentos todos os dias.

Gente que levanta cedo todo dia e se dedica muito, dá sempre o melhor de si, para que cidades como a nossa, tenham orgulho da qualidade e da variedade de cada porta que se abre diante da calçada em seus corredores e centros comerciais.

Aproveite este final de semana para dar um abraço naquele bom amigo que, faça chuva ou faça sol, ganha a vida atrás do balcão da lojinha que fica no seu caminho. Mostre que você reconhece o valor do trabalho dele. Todos os dias. Não apenas no dia 16 de julho.

 

Redação Diário | Diário Botucatu
Fátima Baldini: comerciantes e consumidores estão convidados

Missa na Catedral vai marcar a data

A diretoria do Sincomércio (sindicato patronal da categoria) está convidando todos os comerciantes para a Missa em comemoração ao Dia do Comerciante. A celebração religiosa será realizada neste domingo (16), a partir das 19 horas, na Catedral Metropolitana de Botucatu.

De acordo com Fátima Baldini, a presidente do sindicato que representa os comerciantes da região, a realização é uma forma de promover um encontro entre representantes dos diversos segmentos do comércio.

“Estamos vivendo um momento em que é preciso muita união e fé para enfrentar os desafios que o país apresenta para todos nós. Por isso, decidimos que a melhor opção era a de comemorar essa data em um momento de fé e espiritualidade”, afirmou Baldini.

Tenha um bom dia.

 

Veja também: