Dia do servidor público: veja o que funciona nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (28) é recesso para os servidores públicos, mas para o restante da população que trabalha na iniciativa privada ou por conta, nada de folga, a sexta-feira é um dia normal de trabalho.

A Prefeitura de Botucatu informa que o expediente nas repartições públicas municipais seguirá um cronograma diferenciado no Dia do Servidor Público, ponto facultativo. Não haverá expediente nesta sexta-feira (28) e as atividades voltarão ao normal na segunda-feira (31).

Limpeza Pública

A coleta de lixo domiciliar (materiais orgânicos e reciclados) será realizada normalmente neste período. Outras informações podem ser obtidas junto com a Botucatu Ambiental (14.3813-1486).

Saúde

Os Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico, localizados na Vila Assumpção e Vila dos Lavradores, respectivamente, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e a Central de Ambulâncias (0800-772-1415) atenderão normalmente a população em esquema de plantão 24 horas. Já as unidades de saúde seguirão o expediente da Prefeitura.

Educação

As escolas municipais de Ensino Fundamental  I e II, EJA, EMEJA e Educação infantil, seguirão o  expediente da Prefeitura, com aulas suspensas no dia 28.  A exceção fica por conta do Centro de Educação Infantil  “Claudeval Luciano da Silva”, que funcionará  em sistema de plantão no sábado (29).

Casa do Cidadão

Os serviços públicos oferecidos na Casa do Cidadão (Rua Cardoso de Almeida, 1.001 – Centro) também seguirão o expediente da Prefeitura. São eles: Procon (14.3882-7722), Sala do Empreendedor (14.3882-7823), Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT (14.3815-8804) e Ministério do Trabalho e Emprego (14.3882-0561), e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Botucatu – Cejusc (14.3815-3445).

Bancos Públicos

Os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil não terão o expediente alterado nesta sexta-feira. O expediente bancário será normal em todos os bancos da cidade.

INSS

As agências da Previdência Social não vão funcionar hoje (28). O atendimento volta ao normal na segunda-feira (31). Também na próxima quarta-feira (2), as agências do INSS não vão atender o público, por causa do feriado de Finados.

Hemocentro

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que não haverá atendimento nesta sexta (28). O atendimento do Hemocentro continua normalmente no sábado, 29 de outubro, a partir das 7h.

Sobre a data

Segundo informações do site Brasil Escola, a data foi instituída em 1937, pelo governo de Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713 de 28 de outubro 1939, motivo que a data é festejada neste dia.