Contrato com empresa que fornecerá radares já está assinado

Equipamentos poderão ser utilizados em bloqueios da Polícia Militar e atuar todos os dias da semana, inclusive em feriados

No fim do ano de 2017 ocorreu um processo licitatório afim de contratar o serviço de gerenciamento de 5 novos radares móveis que deverão ser colocados em Botucatu, visando a diminuição do número de acidentes de trânsito. De acordo com o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis, a licitação já foi concluída e o processo segue em andamento, mas ainda não existe uma data fechada para a implantação dos novos equipamentos.

“Já está licitado e o contrato está assinado, agora nós estamos num trâmite interno para ver como vamos fazer quanto a esta questão. Na verdade nós ainda não discutimos sobre a implantação” e completa: “Por enquanto ainda não existe uma previsão para que esses novos radares passem a entrar em execução em Botucatu, mas o radar que nós já temos continua normalmente em operação”.

Fumis argumenta que os novos equipamentos possuem uma tecnologia diferenciada que poderá auxiliar até mesmo a Polícia Militar. “Eles têm uma tecnologia chamada OCR, que faz a leitura da placa do veículo, então eles podem ser usados em bloqueios da Polícia Militar. Se o veículo tiver qualquer tipo de irregularidade, como furto ou documentação vencida, o equipamento acusa na outra quadra para o policial, que não precisa ficar parando carro por carro para verificar”.

Além do novo artifício que será usado em conjunto pela Prefeitura Municipal de Botucatu e pela Polícia Militar local, os dias de abrangência da fiscalização também serão estendidos com a nova contratação. “O [radar] que nós temos atualmente só trabalha de segunda a sexta. Os que estão sendo contratados são diferentes, eles vão trabalhar todos os dias da semana incluindo feriados”.

O que significa a sigla OCR?

A sigla OCR vem do termo em inglês “Optical Character Recognition” que significa “Reconhecimento Ótico de Caracteres”. Esta tecnologia permite a conversão de diferentes tipos de imagens capturadas com câmeras digitais em dados pesquisáveis e editáveis.