Confira sete pontos turísticos para vistar em Botucatu e região

O Lageado e a Catedral são visitados frequentemente, mas você já conheceu a história desses lugares?

lageado-3Sidney Trovão
Fazenda do Lageado é um dos pontos históricos mais visitados de Botucatu

Que Botucatu e região possuem belas paisagens verdes e cachoeiras, os munícipes já sabem. Mas será que os moradores também exploraram outros pontos turísticos e históricos? Nem todos conhecem o Museu do Café, no Lageado, ou a cripta da Catedral, por exemplo, apesar de serem locais com visitações frequentes.

O programa Descubra Botucatu, feito pela secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, junto com o Conselho Municipal de Turismo (COMUTUR), oferece ônibus fretados gratuitos para seis roteiros turísticos diferentes. Em cada roteiro serão disponibilizados 46 lugares, a capacidade do ônibus. Os bilhetes estarão disponíveis para retirada sempre as quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h30; 12h30 às 17h. Confira a programação na reportagem.

O Diário Botucatu mostra uma lista com sete pontos turísticos bons para passeio, que podem ser feitos pelo Descubra Botucatu ou pessoalmente.

lageadoSidney Trovão
Museu do Café fica na Fazenda Lageado e é aberto para visitação ao público

A Fazenda do Lageado é o principal ponto histórico da cidade. Sua história teve início em meados de 1880 e foi uma importante propriedade particular produtora de café. Hoje, além do campus da Unesp, ela abriga o Museu do Café, um serpentário e locais para caminhada e piquenique. Repleto de paisagem verde, pessoas de todas as idades se reúnem diariamente para desfrutar da natureza.

Funcionamento do Museu do Café, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. O serpentário fica aberto ao público durante a semana e finais de semana.

Catedral

catedral-9Sidney Trovão
Catedral realiza missas aos finais de semana

Inaugurada no dia 8 de dezembro de 1943, dezesseis anos após o início de sua construção, a Catedral já passou por diversas reformas. Com estilo arquitetônico gótico e assinatura do engenheiro Cav. J. Sachetti, o local também abriga uma cripta onde estão enterrados os bispos de Botucatu.

A igreja fica aberta de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, sábado, das 15h às 19h, e domingo nos horários das missas, 7h30, 9h30 e 19h.

demetriaReprodução/ Expressão Studio
Bairro Demétria abriga iniciativas relacionadas à agricultura biodinâmica

Demétria

O Bairro Demétria surgiu na década de 70, a partir do trabalho de agricultura biodinâmica iniciado na Estância Demétria. Atualmente, o local abriga diversas iniciativas relacionadas com agricultura biodinâmica, agricultura orgânica, saúde, artes e educação, como o Museu de Mineralogia e o Sítio Bahia. O acesso ao local é feito pela Rodovia Gastão Dal Farra, no quilômetro 4.

O Sítio Bahia funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Para agendar visitas ao Museu da Mineralogia, envie e-mail para museudemineralogia@gmail.com.

parapente-na-base-da-nuvem-michelin-101Sidney Trovão
Base da Nuvem é utilizada para voos de parapente

Base do Morro da Nuvem

A Base do Morro da Nuvem fica localizada no topo da Cuesta. Possui uma bela visão da natureza. No local, é possível fazer piqueniques ou pular de parapente, além de ser caminho para cachoeiras. Acesso pela estrada Rural Geraldo Biral, após 5 quilômetros de estrada de terra.

Aberta aos finais de semana, é cobrada taxa de entrada.

gigante-adormecidoReprodução/ Arquivo Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo
No limite entre três municípios, morros lembram a figura de um gigante deitado

Gigante Deitado

O morro no limite entre os municípios de Botucatu, Bofete e Pardinho recebe esse nome por assemelhar-se a um gigante deitado, com cabeça, barriga e pés. A parte da barriga do gigante possui mata nativa preservada e é a moradia dos sacis de Botucatu, segundo a lenda urbana. O conjunto dos pés é também conhecido como Três Pedras.

Para visitar o local, é necessário monitoramento.

igreja-de-rubiao-junior-1Sidney Trovão
A Igreja de Santo Antônio, no morro de Rubião Junior, realiza festas religiosas

Morro de Rubião Junior

O local é um dos mirantes da cidade de Rubião Junior. Há uma série de formações rochosas e a Igreja de Santo Antônio, em formato de castelo medieval, onde são celebradas festas religiosas. O morro é aberto ao público, com área para estacionamento e entrada gratuita. Visitas noturnas são proibidas.
O acesso é feito pela Rodovia Domingos Sartori, distante cerca de 5 quilômetros do centro de Botucatu.

parque-municipal-28Sidney Trovão
Parque municipal possui lago com peixes e píer

Parque Municipal

Entregue neste ano após reforma, o Parque Municipal é uma boa opção de visitação em Botucatu. Conta com lago, fonte e píer, academia ao ar livre, quiosques com bancos, esplanada de show e até wi-fi.
Localizado na rua Dr. José Barbosa de Barros, no Jardim Paraíso, o parque fica aberto todos os dias, das 9h às 17h.