Comerciantes estão empolgados com a entrega do Mercadão

Após as obras de revitalização, a expectativa é que os negócios voltem a melhorar

Mercado Municipal foi reinaugurado no sábado (24)Sidney Trovão
Mercado Municipal foi reinaugurado no sábado (24)

Foi realizada no sábado (24), às 11h, a cerimônia de entrega da obra de revitalização do Mercado Municipal “Vereador Progresso Garcia”. Esta foi a primeira reforma que o local recebeu desde a sua inauguração, no ano de 1962. Proprietários de alguns boxes acreditam que o novo espaço, além de possibilitar um ambiente mais moderno e bem estruturado, também fará com que o número de clientes aumente.

valdemarSidney Trovão
Valdemar Furlan é um dos comerciantes mais antigos

Valdemar Furlan é um dos comerciantes mais antigos do mercado municipal, seu negócio tem 40 anos, e ele não esconde o otimismo após a reforma. “Eu achei que ia demorar um pouco mais para inaugurar, mas ficou muito bonito e bem dividido. Acho que vai funcionar muito bem e as pessoas vão procurar mais o mercadão. Vai ser muito bom”, aponta.

honorSidney Trovão

Outro comerciante do local há oito anos, Honor Galdino, afirma que mesmo após uma queda em seus lucros durante o período de obras, só consegue enxergar melhorias após o fim da obra.

“Com a reforma, tive uma queda de lucro de 40% mais ou menos. Mas isso já vinha acontecendo em decorrência das estruturas antigas. O prédio estava deteriorado e o banheiro sem condições de uso. Agora já está tudo bonitinho. Valeu a pena o sacrifício”, afirma. “Estou contente”.

Quem frequenta também aprova

Carlos Roberto Dorini é um frequentador assíduo do Mercadão há mais de 20 anos. Ele também acredita que valeu a pena esperar. “Minhas expectativas já são as melhores possíveis, a arquitetura está muito legal”.

Para ele, o mercado é um lugar cheio de variedade. “O que mais gosto do mercado municipal é a possibilidade de encontrar várias coisas num lugar só, é como se fosse um shopping”, sintetiza.

Os novos vitrais destacam belezas da cidadeSidney Trovão
Os novos vitrais destacam belezas da cidade
Mudanças necessárias

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Nelson Lara, mesmo com a correria para terminar a reforma dentro do prazo, a partir de segunda-feira (26) os comerciantes já começam a se instalar nos novos espaços. “Depois disso nós vamos começar a segunda etapa, que pretendemos terminar até o mês de dezembro, por ser menos complexa”, explica.

Ainda de acordo com Lara, todas as mudanças feitas prometem um ambiente com um visual mais limpo e organizado. “Nós tivemos ganhos em diversos setores. Mas principalmente em higiene, segurança [o local terá um sistema de prevenção e combate a incêndios] e acessibilidade. Além do ganho na qualidade de distribuição dos boxes, que antes eram todos misturados. Agora, a praça de alimentação será toda no andar de cima do prédio”, conclui.

O secretário afirma ter absoluta certeza de que o movimento no mercado vai, no mínimo, dobrar.

Veja também: