Botucatu inaugura sede própria do Espaço Acolhedor nesta quarta (28)

camimSidney Trovão

Nesta quarta-feira (28), às 10h30, será realizada a cerimônia de inauguração da sede própria do Espaço Acolhedor “Milton Francisco de Oliveira”, localizado na Avenida Paula Vieira, nº 489 – Vila Emma.

O novo local substituirá a Central de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante – CAMIM, instalada até então em um imóvel alugado Rua Capitão Tito [nº131, próximo ao Terminal Rodoviário], e atende à Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída em 2009.

Poderão ser atendidos 25 usuários, de ambos os sexos, através de acolhimento temporário. Para pessoas em trânsito este atendimento não deverá ultrapassar cinco dias úteis. Já para o munícipe em situação de rua a permanência poderá ser de até seis meses. O funcionamento é ininterrupto, ou seja, 24 horas.

As pessoas terão acesso à alimentação, higienização de vestimentas pessoais, cuidados básicos da higiene pessoal, documentação civil, visitas lúdicas, encaminhamento para capacitação ao mercado de trabalho e a serviços de saúde, reinserção familiar, fornecimento de um endereço institucional para utilizar como referencia e outras necessidades detectadas pelo assistente social.

No prédio há refeitório, cozinha, banheiros masculino e feminino, área de serviço, despensa, sala de guarda volumes, sala para coordenação e administração, quartos feminino e masculino, área de lazer. Foi construído com acessibilidade de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O acesso ao serviço é através de encaminhamento da rede intersetorial do Município, Ministério Público, demanda espontânea, busca ativa, Rodovias do Tietê, SP Vias, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

A construção teve a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que liberou R$ 300.000,00 através de convênio com a Prefeitura de Botucatu. O restante aplicado, no valor de R$ 532.952,44, foram recursos próprios do Município, bem como a aquisição de equipamentos.

Serviço

Espaço Acolhedor – “Milton Francisco de Oliveira”
Av. Paula Vieira, nº 489 – Vila Emma