Ações para melhorias do trânsito e aumento das vagas estão em andamento

Novas vagas foram sinalizadas no bolsão da Catedral e prometem trazer alivio aos motoristasSidney Trovão
Novas vagas foram sinalizadas no bolsão da Catedral e prometem trazer alivio aos motoristas

Em conversa com o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis, o Diário apurou que algumas ações que visam diminuir o problema do trânsito na região central da cidade estão em andamento.

“Nós temos feito algumas mudanças em tempos semafóricos, em deslocamento e estacionamento justamente para a fluidez do trânsito, mas nós acabamos esbarrando na questão do estacionamento. Com a saída dos trailers nós já criamos 21 novas vagas que já adequam um pouco mais a situação do entorno para darmos continuidade nas obras na Pinacoteca. Também existe no projeto da revitalização da Praça Isabel Arruda a possibilidade de um ganho de vagas de estacionamento nas laterais, mas eu ainda não consigo estimar quantas”.

Secretário Adjunto explica que frota de veículos dobrou nos últimos anos, trazendo problemas viáriosCinthia Souza
Secretário Adjunto explica que frota de veículos dobrou nos últimos anos, trazendo problemas viários

Para Fumis, muitos são os fatores que contribuem para o adensamento de veículos na região. “Acaba sendo uma área de escape da área de parquímetro e também de grandes pólos geradores porque nós temos três colégios particulares, a prefeitura e duas escolas públicas. No bolsão inteiro existem 350 vagas, contando as ruas General Telles e Costa Leite, mas normalmente esses 350 são carros com apenas uma pessoa. Existe muita dificuldade para achar vagas, por isso a necessidade do centro ter um estacionamento rotativo”.

Como forma de tentar incentivar a população a optar por outras alternativas de locomoção, o secretário adjunto informa que no primeiro semestre de 2017 já estão previstas algumas ações de conscientização dos moradores. “Foi instituído pelo Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] o calendário anual e a cada mês será trabalhado um tema diferente. Então o tema de março será sobre a volta às aulas, o de abril vai ser sobre segurança no trânsito e o de maio vai ser sobre carona solidária. Tudo isso nós vamos casar com as nossas ações no centro de trânsito e no auditório”, conclui.

 

Frota de veículos de Botucatu mais que dobrou

“Nós temos uma frota em crescimento de quase 97 mil veículos no município, e essa demanda é exponencial. Em 2005 a frota não chegava nem a 40 mil. Então uma década atrás nós tínhamos menos da metade de veículos. Na década de 90, por exemplo, se nós fossemos na região do centro não teria um veículo parado”, comenta o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis.

 

Leia também: Falta de vagas de estacionamento preocupa comerciantes do centro