A política como ela é

maladireta

Redação Diário | Diário Botucatu

TUDO EM FAMÍLIA 1

O ministro chefe da secretaria geral da Presidência da República, Moreira Franco (PMDB-RJ), é casado com a sogra do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM-RJ).  Os dois são acusados de receber recursos oriundos de propina da Odebrecht. Moreira foi governador do Rio de Janeiro.  Rodrigo Maia, que é o sucessor natural de Temer, caso ele seja afastado, é filho de César Maia, ex-prefeito Rio de Janeiro.

 

TUDO EM FAMÍLIA 2

Isso quer dizer que: se Temer for afastado é o mesmo grupo que vai continuar comandando o país, com uma carinha diferente vestindo a faixa presidencial. Sairia de cena, denunciado por corrupção passiva, Michel Temer, aqui de Tietê (SP), simpática cidade do interior paulista.  Entraria em seu lugar o carioca Rodrigo Maia, também denunciado por corrupção.

TUDO EM FAMÍLIA 3

O deputado federal Baleia Rossi (PMDB-SP), apesar de estar em seu primeiro mandato, é o líder do partido na Câmara Federal.  Como líder, é ele quem determina quem são os deputados do PMDB que vão estar na Comissão de Constituição e Justiça que analisa a denúncia de corrupção contra o presidente da República. E troca qualquer membro, que emita qualquer sinal de que pode votar a favor da autorização para processar Michel Temer.

TUDO EM FAMÍLIA 4

Baleia é filho de Wagner Rossi (PMDB-SP), ex-deputado federal e até outro dia Assessor Especial de Michel Temer no Palácio do Planalto, antes de ter que desaparecer do mapa por causa das investigações da Lava Jato.   Wagner Rossi também foi deputado federal pelo PMDB e Secretário da Educação de SP (Governo Quércia) e dos Transportes (no Governo Fleury). No plano federal, foi ministro da agricultura nos governos de Lula e Dilma Roussef, de onde saiu por causa de denúncias de corrupção.

O DESESPERO DO SENADOR

“Vale a pena, por causa de uma denúncia frágil, jogar o Brasil num vulcão”. A frase, dita pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), atual ministro das Relações Exteriores do Governo Temer, em vídeo divulgado pelas redes sociais, mostra o desespero do senador para convencer não se sabe quem.  Em que planeta, de que galáxia, será que vive o senador paulista?

PERGUNTAR NÃO OFENDE!

Sabe o que tem em comum os políticos do interior paulista que hoje querem de todas as formas abafar e enfraquecer a Operação Lava Jato?  Lá no início dos anos 80, a grande maioria era do PMDB e ocupava posições importantes no Governo do Estado. Eram aliados dos ex-governadores Orestes Quércia (1.987-1.990) e Luiz Antonio Fleury Filho (1.991-1.994). Como se já se reconheciam como semelhantes, foram capazes de, estrategicamente, se entrelaçar como uma teia de aranha em diversos partidos e continuar funcionando como uma engrenagem só.

 

QUEM NÃO SE LEMBRA?

Quebraram o Banespa, criaram o Baneser e encheram de funcionários fantasmas e, só para dar um exemplo, quando duplicaram a rodovia Marechal Rondon no trecho que passa por Botucatu (SP), esqueceram de fazer uma das alças do antigo trevo da Bovel. Será que é um caso raro de trevo de três folhas em uma rodovia duplicada?!

Veja também: