VOCÊ CONHECE SUAS COMPETÊNCIAS?

Reprodução

O texto de hoje é uma provocação para os administradores. Você conhece suas competências? De acordo com Dutra (2013), o conceito de competência, quando compreendido em toda a sua extensão e utilizado em conjunto com outros conceitos, permite grande avanço na compreensão de nossas competências e de sua gestão no mundo atual.

E porque isso é importante? A atual situação, globalização, a turbulência crescente, a complexidade das estruturas organizacionais e das relações, não só permite, mas também exige a ordenação das reflexões conceituais efetuadas e o alinhamento das experiências das pessoas com essas reflexões, para nos tornar empregáveis.

A partir de experiências pessoais – como profissional da área de recursos humanos em uma grande empresa, e atualmente como professora de ensino superior, pude observar que as pessoas se dedicam muito aos objetivos organizacionais e acabam não desenvolvendo suas competências pessoais para garantir sustentabilidade na carreira. Como desenvolver competências? Primeiramente, temos que nos conhecer profundamente, saber de nossos limites, de nossos pontos fortes e pontos fracos, para que as competências sejam utilizadas de forma produtiva no controle de nossa vida e no sucesso em todas as esferas, ou seja, dependem em grande parte da capacidade de conseguir avaliar nossas qualidades e fraquezas e desenvolver as competências pessoais tão exigidas no mercado de trabalho atualmente.

Competência, de acordo com o dicionário, é o substantivo feminino com origem no termo em latim competere que significa uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função, conhecimento ou capacidade em alguma área específica. Exemplo: Nas suas viagens pelo mundo ele adquiriu várias competências linguísticas. Desta forma, compete a nós saber o que fazemos de bom, no que temos facilidade para executar, quais nossas experiências, o que fazemos que nos torna reconhecido positivamente como profissional e como pessoa.

Primeiramente temos que entender nossas ações como processos, pois estas ações representam o que somos como indivíduo, isto é, nossas competências pessoais e que abrangem qualidades relacionadas à personalidade, nossa maneira de ser e a experiência de vida que vamos acumulando.

A capacidade de aplicar nossas competências efetivamente, é a forma como nos comportamos, ou seja, um conjunto de comportamentos que levam a resultados concretos e positivos. Como exemplo, vejamos uma responsabilidade importante de um gerente, a de desenvolver equipes com eficácia. Essa competência simples, exige vários comportamentos como delegação de poder – inspirar e motivas as pessoas, orientação para resultados – desejo de atingir resultados, orientação para desenvolvimento – acreditar no desenvolvimento das pessoas; ser treinador ou mentor. Esses comportamentos são as competências que temos e que queremos fazer. São uma combinação complexa de elementos como valores, atitudes, traços de personalidade, conhecimento e experiência de vida. Nossas ações são como um caldeirão de características pessoais que definem nossas preferências e aptidões. Mais importante ainda, elas podem ser aplicadas a praticamente qualquer situação.

Daí a importância de conhecermos nossas competências, para assim reforçar, desenvolver ainda mais nossas qualidades e trabalhar arduamente para reduzir nossas fraquezas, pois quando as conhecemos temos maior facilidade para nos ajustar e maior confiança para conquistar nossos objetivos.

Podemos resumir que nossas competências pessoais, representam o potencial para atingir resultados, de acordo com os traços de personalidade e a experiência vivida, quando as conhecemos é mais fácil investir em nossos objetivos e superar os desafios diários. Vamos proporcionar mais força à nossa vida, gerando melhores resultados. Por isso, considere a realização de treinamentos específicos que buscam desenvolver as competências desejadas, aprender e fazer, executar, compartilhar, contribuir para alicerçar nossos valores e dar sustentabilidade para nossa carreira.

 

Abraços e sucesso!!!

 

Arquivo pessoal
Bene Bassetto

Bene Bassetto – Profa. de Ensino Superior, graduada em Administração, Pós Graduada em Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial e Docência do Ensino Superior.